top of page

Câncer de Boca

A boca é o primeiro órgão utilizado no processo de alimentação, ajuda na respiração e é fundamental para o ato da comunicação. Nela encontramos estruturas como os dentes, língua, lábios, gengiva, entre outros. 

 

O câncer de boca, também chamado de câncer da cavidade oral, pode se desenvolver em vários locais como gengivas, língua, soalho bucal (a parte que fica embaixo da língua), palato (céu da boca), e na área atrás dos dentes do siso, chamada de trígono retromolar. Quase metade dos casos ocorre na língua ou nos lábios. 

 

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são previstos 14.700 novos casos de câncer na cavidade oral em 2019, sendo 11.200 em homens.

  • CAUSAS
    O processo de desenvolvimento do câncer, em sua maioria, ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Suas causas são variadas, podem estar relacionadas a fatores ambientais ou fatores genéticos. ​ Para ter ideia, a origem de 9 em cada 10 casos da doença têm relação com fatores ambientais, seja por comportamentos nem sempre saudáveis ou pela exposição a fatores e agentes de diferentes origens e que muitas vezes podem ser evitados. Esses fatores de risco ambientais são denominados cancerígenos ou carcinógenos e atuam alterando a estrutura das células. Somente cerca de 10% dos cânceres estão associados a fatores genéticos. ​ Como a população tem vivido mais tempo é natural observar um aumento progressivo na incidência de casos de câncer no mundo. O envelhecimento também acarreta mudanças nas células o que aumenta o risco de desenvolvimento da doença, uma vez que as células das pessoas idosas estiveram expostas por mais tempo a diferentes fatores de risco. Quanto mais tempo o individuo vive, mais riscos ele tem de desenvolver a doença.
  • FATORES DE RISCO
    Tabagismo Excesso de ingestão de bebida alcoólica Obesidade Alimentação desequilibrada, consumo excessivo de carnes vermelhas, embutidos, defumados e alimentos industrializados Sexo sem proteção Exposição a poluentes ou substâncias tóxicas, como amianto, arsênico e níquel Exposição prolongada aos raios solares sem proteção Radiação Remédios à base de hormônios ​ Envelhecimento: o risco duplica a cada cinco anos após os 25 anos de idade ​ Infecções virais, como HPV e hepatite B ​ Herança genética
  • PREVENÇÃO
    É possível adotar medidas que diminuam o risco de desenvolvimento da doença por relação com fatores ambientais. O resumo dessas medidas é a adoção de um estilo de vida saudável, o que inclui: ​ controlar o peso praticar exercícios físicos regularmente ter uma alimentação equilibrada, rica em verduras, legumes e frutas, evitando excesso de sal, açúcar, carnes vermelhas, embutidos, defumados e alimentos industrializados não fumar consumir bebidas alcoólicas moderadamente praticar sexo com proteção se expor ao sol somente nos horários recomendados e com o uso de protetor solar ​ É importante lembrar que com o diagnóstico precoce as chances de sucesso no tratamento do câncer podem superar 90%. Por isso, é fundamental estar atento aos sintomas e fazer os exames de rotina regularmente. Procure sempre um médico.

Tipos de Câncer

Para conhecer mais sobre os tipos de câncer da região da cabeça e pescoço, prevenção, fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento, selecione abaixo a opção.

bottom of page