Afta, um tipo de ferida que pode surgir em diversos pontos da boca, pode ser um sinal de câncer? A dúvida faz sentido porque, assim como a afta, um câncer de boca também se manifesta com o surgimento de feridas na região da boca.
No entanto, a afta é uma doença benigna. A diferença entre uma ferida que revela um câncer de boca e a que constitui uma afta está nos sintomas e na evolução.
No caso da afta, em geral, são feridas com uma aparência branca ou amarelada, com o entorno vermelho. Afta não se transforma em câncer. A afta costuma causar dor e desaparece no período de 15 dias. A ferida de um câncer de boca pode ser semelhante à da afta, mas vai piorando com o passar dos dias, com o aumento da área afetada.
Outra característica que pode indicar um câncer de boca é o fato de que em sua fase inicial, a contrário da afta, o tumor é indolor. Isso mesmo, o câncer de boca, em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não apresenta dor. Por essa razão, é fundamental buscar um dentista, um otorrinolarigologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço para diagnóstico de qualquer ferida na boca que não apresente dor e não cicatrize em duas semanas.
Além de estar alerta a alterações que aparecem na boca, uma medida muito importante é evitar os fatores de risco que aumentam as chances do desenvolvimento de um câncer nessa região. Os principais fatores de risco do câncer na cavidade oral são o tabagismo e o consumo abusivo de álcool. A infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), transmitido por relações sexuais desprotegidas, também está associado ao aparecimento de tumores nessa região.
Portanto, se uma ferida, semelhante a uma afta, aparecer em uma pessoa que em seu cotidiano esteja exposta a esses fatores de risco é ainda mais importante a avaliação médica ou odontológica para confirmar ou excluir o diagnóstico de um câncer de boca.
Outros fatores como a dieta pobre em frutas e vegetais, a exposição dos lábios ao sol sem proteção também aumentam o risco. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
Maio Vermelho é o mês dedicado a conscientização sobre o câncer de boca. Esse tipo de câncer acomete lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, palato, língua e o assoalho da boca.