top of page
Jornais

Notícias

Criança pode ter câncer de cabeça e pescoço?

O câncer de cabeça e pescoço ocorre, na maioria dos casos, em adultos. A idade acima dos 60 anos, em muitos tipos de tumor, é até considerado um fator comum entre diversos pacientes. Alguns tumores ocorrem em adultos mais jovens, entre eles oos de tireoide e orofaringe principalmente. No entanto, apesar de muito mais raro, a doença também pode atingir crianças e adolescentes.


Nessa faixa etária pode ser comum o surgimento de nódulos na cabeça e pescoço, mas que geralmente são benignos, com poucos casos de câncer. Esses tumores podem aparecer em partes como boca, garganta, nariz, seios da face, tireoide e glândulas salivares.



Dados sobre câncer em crianças


Apesar de raro, o câncer é a segunda causa de morte em crianças entre 5 e 14 anos de idade, atrás somente de causas externas, como acidentes e traumas. Os tipos mais comuns da doença são leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central e linfomas.


Já o câncer de cabeça e pescoço tem uma menor incidência em crianças e adolescentes. Entre os tipos diagnosticados nessa faixa etária, existem o carcinoma na nasofaringe; tumores nas glândulas salivares, da tireoide e em partes moles (sarcomas). Outro destaque é o rabdomiossarcoma, o tipo de tumor maligno mais comum nas partes moles na infância, que atinge principalmente partes da cabeça e pescoço nessa idade. Existem também casos de linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin encontrados em gânglios linfáticos nessa parte do corpo.


*Aqui vale uma explicação importante sobre o que são considerados câncer de cabeça e pescoço: são os tumores que atingem locais como, por exemplo, boca, garganta, seios da face e tireoide. Quando a doença afeta o cérebro, é estabelecido como uma doença neurológica (operado pela equipe de neurocirurgia); e o retinoblastoma, que pode ser identificado em olhos de crianças nos primeiros anos de vida, é tratado pela oftalmologia.



Sintomas que podem indicar um câncer de cabeça e pescoço em criança


Os sinais da doença podem se manifestar da mesma forma tanto em criança quanto em adultos. No entanto, é importante destacar que o câncer, em muitos casos, é silencioso nos estágios iniciais – ou seja, não manifesta sintomas.


Um exemplo de sinal comum é no câncer de tireoide: a principal suspeita da doença é a presença de um nódulo na região do pescoço - que, se identificado, na maioria dos casos trata-se de um caso benigno. Cerca de 2% de todos os casos de câncer de tireoide ocorrem em crianças e adolescentes, especialmente entre as meninas.


Nódulo ou inchaço na boca, principalmente no maxilar, pode ser sinal de um câncer nas glândulas salivares. Entre outros sintomas, existe também a possibilidade de dor no rosto, dificuldades para abrir a boca ou para engolir. Tumores nas glândulas salivares são mais comuns em crianças em idade próxima da adolescência. Uma doença que, geralmente, conta com um bom prognóstico: cerca de 90% dos pacientes podem ser curados.


O surgimento de caroços no pescoço também pode estar relacionado a tumores na nasofaringe. Outros sintomas dessa condição é uma sensação de entupimento ou de dor nos ouvidos, além de perda auditiva. Já o rabdomiossarcoma pode trazer dores nos olhos, congestão nasal, alteração da voz e coriza, por um período prolongado e sem uma causa aparente.


Parte das crianças e adolescentes que desenvolvem algum tipo de câncer de cabeça e pescoço apresentam doenças congênitas, ou seja, que se desenvolvem antes do nascimento (durante o período como embrião). Por outro lado, alguns tumores que se manifestam em adolescentes, por exemplo, o angiogibroma juvenil que é benigno mas pode ser agressivo localmente, pode causar sangramento e obstrução nasal.


Uma característica importante é que essas lesões geralmente não causam dor no início e os sintomas vão piorando gradativamente. A persistência desses sintomas por mais de duas semanas deve servir sempre como alerta. O mais importante, em casos de algum sinal suspeito, é buscar a consulta de um especialista. Cada criança e adolescente deve ser sempre avaliado de forma personalizada, pois os sintomas podem representar quadros clínicos mais simples, como também ser a forma de diagnosticar o câncer de cabeça e pescoço de forma precoce e garantir mais chances de sucesso no tratamento.

LOCALIZAÇÃO

(11) 3284-4483 / 3284-7336

Whatsapp: (11) 97097-1687

 

R. Maestro Cardim, 377 - conj. 85 - Bela Vista

São Paulo/SP 

 

contato@clinicakowalski.com.br

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Responsável Técnico: Dr. Luiz Paulo Kowalski - CRM/SP 36404  / RQE 56910
Copyright 2019 © Clínica Kowalski  -   Todos os direitos reservados

bottom of page