É muito comum surgirem ao longo da vida algumas lesões ou ferida na boca que, apesar de trazer incomodo, em poucos dias melhoram, como é o caso das aftas, por exemplo.
Mas quando essa lesão demora mais de 15 dias para cicatrizar e desaparecer, isso é um sinal de atenção de que você precisa buscar avaliação de um dentista estomatologista, otorrinolaringologista ou cirurgião de Cabeça e Pescoço para entender o que está acontecendo e diagnosticar precocemente um câncer ou descartar qualquer suspeita de algo grave.
Um dos sintomas do câncer de boca é justamente uma ferida na região que contempla gengivas, língua, soalho bucal (a parte que fica embaixo da língua), palato (céu da boca), e na área atrás dos dentes do siso, chamada de trígono retromolar. Quase metade dos casos de câncer de boca ocorre na língua ou nos lábios.
Existem outras doenças que também podem desencadear a formação de feridas, como exemplo:
Candidíase oral: o famoso “sapinho”, um tipo de infecção provocada por fungo
Herpes labial: é desencadeada por vírus transmitido de uma pessoa para a outra.
Imunidade baixa: pode resultar na formação de aftas na boca em razão por exemplo de fatores emocionais, deficiências de vitaminas ou consumo excessivo de alimentos cítricos.
Anemia: provoca dificuldade de cicatrização de feridas
Sífilis: infecção sexualmente transmissível que causa feridas na região genital e também na boca
O câncer de boca e os sintomas
Além das feridas que não cicatrizam após 15 dias e podem piorar, o câncer de boca pode apresentar outros sintomas:
Leucoplasia: caso alguma área na cavidade oral esteja esbranquiçada e persistindo há muito tempo, pode ser uma leucoplasia. O risco de já existir, ou vir a ser diagnosticado futuramente um câncer varia de 1% a 35%
Eritroplasia: uma mancha vermelha persistente por muito tempo na cavidade oral, que pode sangrar ao encostar qualquer objeto, pode ser uma eritoplasia, que em mais de 70% dos casos pode ser um câncer
Perda inesperada de dentes – ou se amolecerem
Nódulo no pescoço
Massa ou nódulo na língua, nas gengivas ou no rosto
Dificuldade para mexer a língua, mastigar ou engolir alimentos
Mau hálito constante
Perda de peso inesperada
Esses sintomas nem sempre indicam que existe um câncer de boca, mas é preciso consultar um dentista (estomatologista) ou médico especialista em otorrinolaringologia ou cirurgia de cabeça e pescoço para uma avaliação mais precisa.
Uma ferida que não cicatriza e que progride é sempre sinal de alerta e precisa ser investigado.