Pacientes jovens com câncer de cabeça e pescoço avançado têm maior risco de doença cardiovascular, sugere estudo

Os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, especialmente os indivíduos mais jovens e aqueles com doença em estágios avançados, enfrentam riscos substanciais de mortalidade por doença cardiovascular

Luiz Paulo Kowalski

É o que aponta o estudo Incidence of cardiovascular mortality among head and neck cancer patient, publicado na revista científica European Archives of Oto-Rhino-Laryngology por pesquisadores do Guangdong Second Provincial General Hospital, em Guangzhou, na China.

Foram analisados os dados do banco de dados de Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais (SEER), do National Cancer Institute, dos Estados Unidos, para pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço de 2000 a 2019. Foram comparadas a mortalidade por doença cardiovascular (DCV) com a população geral dos EUA, usando razões de mortalidade padronizadas (SMRs).

A análise incluiu 474 mil pacientes, identificando que 14% das mortes foram por DCV. Notavelmente, pacientes com menos de 39 anos tiveram um aumento de SMR de DCV superior a 100 vezes. Nos primeiros cinco anos pós-diagnóstico, a SMR para DCV foi de 3,17, o que excedeu as taxas da população em geral, mas diminuíram na faixa de 5 a 20 anos após o diagnóstico. Os pacientes que não fizeram nenhuma terapia tiveram a maior SMR de DCV. Por tipo de câncer, os pacientes com tumor maligno hipofaríngeo exibiram a maior SMR de DCV.

O estudo conclui, portanto, que os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, especialmente os indivíduos mais jovens e aqueles com doença em estágios avançados, enfrentam riscos substanciais de mortalidade por DCV. A SMR de DCV atinge o pico dentro de 5 anos após o diagnóstico.

O cirurgião oncológico Luiz Paulo Kowalski destaca que o mérito do trabalho está em mostrar que os pacientes que se abstêm do tratamento apresentam o maior risco de mortalidade por DCV. “A adesão ao tratamento impacta, positivamente, no prognóstico do paciente, mas é preciso ter atenção aos cuidados clínicos, especialmente cardiológicos”, afirma Kowalski. Ainda segundo os autores, as medidas cardioprotetoras devem ser consideradas críticas para esta população de pacientes.

Cao LL, Wang Y, Wang SH, Yu BB, Fan J. Incidence of cardiovascular mortality among head and neck cancer patients. Eur Arch Otorhinolaryngol. 2024 May 9.